Colunas


Coluna de LEANDRO SOUSA - 11/03/2013


leandrosousacomenta@gmail.com
equipesupermetro@blogspot.com.br 

2ª Fase Campeonato Cearense 2013

Gostaria de iniciar minha coluna relembrando que agora, enquanto não começam as competições nacionais, restam aos clubes cearenses se dedicarem de corpo e alma ao nosso bom e velho campeonato cearense; o Ceará buscando manter a hegemonia, ou seja, o tricampeonato, o Fortaleza tentando quebrar essa hegemonia do time alvinegro e os outros times com a missão de acabar com a festa dos dois times e quem sabe conquistar o sonhado e improvável título.
Podemos dizer que começamos com surpresa: derrota do Ceará para o Guarany de Sobral dentro do estádio PV, outros resultados não tão surpreendentes assim como vitória do Fortaleza sobre o Icasa, mesmo jogando em Juazeiro do Norte, empate entre Horizonte e Tiradentes, o Horizonte jogou em casa, mas no final do jogo os dois times se equivaleram e a virada do time Coral vencendo ao final o outro representante da terra do Padre Cícero, o Guarani, no estádio do Benfica.
Pela segunda rodada já não tivemos tantas surpresas assim, no sábado o Horizonte visitou o Guarani em Juazeiro e venceu pelo placar mínimo, jogo de grande repercussão e discussão devido a um gol do Guarani mal anulado pela arbitragem, o que causou a revolta de jogadores e dirigentes do Leão do Mercado, no domingo tivemos a vitória do bom time do Icasa frente ao outro Guarany, que vinha embalado pela vitória diante do todo poderoso Ceará, já no PV tivemos a redenção do Alvinegro de Porangabussu, que conseguiu a primeira goleada da segunda fase do campeonato ao vencer o time do Tiradentes pelo placar de 4 a 0, vitória esta que animou o time e também a sua torcida mas, vale salientar que apesar do resultado, o time ainda não mostrou todo o seu futebol, principalmente na primeira etapa e somente conseguiu o resultado quando o adversário teve um jogador expulso, ou seja, o técnico Ricardinho precisa ainda de ajustes para deixar o seu time com um padrão tático bem definido e assim confirmar o favoritismo ao título.
Com relação ao último jogo da rodada podemos dizer uma famosa frase do mundo futebolístico: "Clássico é clássico e vice versa" então podemos esperar tudo do jogo entre Fortaleza e Ferroviário, com leve favoritismo da equipe do Pici porém da forma que os garotos da Barra do Ceará estão se dedicando ao time tudo pode ocorrer.
Resta a nós torcemos para que hoje e sempre que vença o grande futebol arte e espetáculo.





Coluna do Didi Vieira – 11/03/2013
Equipesupermetro.blogspot.com.br
didivieira@hotmail.com.br

Acredito que passado as “decepções” da copa do nordeste, voltamos ao real. Octogonal ou 2ª fase do Campeonato Cearense já virou realidade. Prova disso: mudanças de datas, reclamações de arbitragens, ameaças de demissões de técnicos( regionais servem também para derrubar treinadores) e clássicos( confusões de torcidas à vista).

... Partida de 90 minutos
Falta de aviso aos técnicos não foi. Futebol não são 90 minutos com 2 tempos de 45, e tem que jogar bem os 2 tempos, senão perde-se o jogo. Ceará x Tiradentes ontem, é maior comprovação.  O que não se viu no primeiro, aconteceu no segundo.

Estava precisando
Lulinha, até então pouco aproveito, mostrou que ainda tem futebol para ser titular do ceará, não só pela marcação de 2 gols, mas a boa movimentação e assistências, mostrou  que dentro de um esquema tático adequado, tem muito ainda a desenvolver.

Prova de Fogo?
Torcedor coral ansioso para ver seu novo time encarar um clássico, ou seja, jogar contra um adversário de maior porte e mostrar que a boa campanha na 1ª fase não foi obra do acaso. Não deixando de frisar, que o ferrão pode até perder pontos para os “grandes”, tem que se preocupar é não vacilar contra os concorrentes diretos pela a vaga da série D.

Olho clínico
Só Viça não sabia...Treinador Hélio dos Anjos, já chegou consertando alguns erros  cruciais, senão vejamos: retira um dos 2 zagueiros canhotos, fortaleza vinha jogando com 2 zagueiros canhotos; Coloca um meia atacante, time do Viça mais parecia uma lotérica, tinha volantes demais, criação que é bom... Hélio, tem tudo para ajustar o time.

Horizonte, Icasa, Guaranis....
Será que as equipes do interior conseguem quebrar a hegemonia dos grandes da capital, ou teremos novamente Ceará e Fortaleza brigando pelo título? Horizonte começou perdendo a vantagem que trouxe da 1ª fase, Icasa começou perdendo em casa( vamos conceder um desconto, perdeu para o Fortaleza) e Guarany(S), esse começou ganhando do ceará em pleno PV e de Virada, depois perde dentro do Junco para o Icasa. Já o Guarani(J) depois das 2 derrotas, ameaça até de deixar a competição. O filme parece que vai se repetir. Ferrão e Tiradentes, também da capital será podem desbancar os grandes? Façam suas apostas, começou o CCF 2013.

Virou Mania
II DEBATE DOS COMENTARISTAS da 930 AM, já virou sucesso total nos meios esportivos do estado. Bola Branca para a EQUIPESUPERMETRO. Aguardem o próximo.


Coluna de  LEANDRO SOUSA - 04/03/2013

leandrosousacomenta@gmail.com
equipesupermetro@blogspot.com.br



Sonho ou pesadelo?


Começo minha análise desta semana com uma frase muito utilizada no meio esportivo: "Futebol é uma caixinha de surpresas", não concordo muito com ela, pois no futebol temos a possibilidade apenas de três resultados a saber, vitória, derrota ou empate, então que surpresas poderíamos ter? A surpresa é um time dito favorito não conseguir o resultado que interessa.
Quinze dias atrás, as torcidas de Ceará e Fortaleza eram sorrisos de orelha a orelha, felicidade plena com a conquista da vaga à semifinal, e agora com a possibilidade de uma final cearense indo por água a baixo o que dizer?
O sonho tornou se pesadelo, foi o que ocorreu neste domingo após o encerramento dos jogos das semifinais da Copa do Nordeste, sonho de uma final caseira entre o Alvinegro e o Tricolor vai ser adiado, mas por quê? Pelos erros e incompetência de ambos os times e também pelo valor de Campinense e Asa, ou seja, o sonho agora vai ser dos times de Campina Grande e Arapiraca que vão lutar pelo título de melhor time do Nordeste.
Os jogos, ou melhor, o jogo de cento e oitenta minutos somente é decidido quando o juiz encerra a partida e o favoritismo somente ai é confirmado e ao contrário do que ocorreu quando os times conseguiram a classificação e não eram os favoritos agora os adversários também sentiram o doce sabor de uma classificação quando estavam desacreditados, tidos como inferiores e azarões.
O que resta aos nossos representantes é levantar a cabeça, potencializar as virtudes e erradicar os erros cometidos, o técnico Vica do Fortaleza inclusive já entregou o cargo, e partir para as próximas competições, a primeira o campeonato cearense que conta com seis boas equipes todas com vontade de derrotar tanto Ceará como Fortaleza, e já pensando no Campeonato Brasileiro em suas respectivas divisões.
E não nos esqueçamos de parabenizar os torcedores tricolores que incentivaram o time até o fim e o que dizer da torcida alvinegra que lotou a arena Castelão e parabenizar também as torcidas de Campinense e Asa que vão fazer a sonhada final, o sonho será realizado por umas das torcidas, e torcer para que ao final que vença o bom futebol.


Coluna do Didi Vieira – 04/03/2013
equipesupermetro.blogspot.com.br
didivieira@hotmail.com.br
  
Será que a tristeza esteja sendo maior, por se tratar de Campinense e Asa ou talvez se fosse Sport e Vitória, existiria até certo conformismo? O que deve ser levado em conta, é que no futebol, ainda continua sendo decidido no campo e não existe favorito, ou seja, vencer antes do jogo. Será que chegaram longe demais, será que a vantagem atrapalhou, Será que não temos futebol para competir com Paraíba e Alagoas, então, muitos serás após uma derrota, deveríamos ter-se perguntado nas vitórias, até mesmo sem merecer.

Volto aos 180 minutos
Falta de aviso aos técnicos não foi. Futebol não são 180 minutos como Vica e Ricardinho tanto comentaram e comemoraram. Avisei, futebol é 90 com dois tempos de 45, e tem que jogar bem os 2 tempos, senão perde-se o jogo, e os títulos.

Torcedor e estádio de 1ª...
O mesmo não se pode dizer de nossos clubes, dirigentes ainda teimam em não qualificar seus elencos e não valorizar a categoria de base. Basta de tanto amadorismo nos clubes que tem nome de profissional.

Lotérica
Escalação do técnico Viça com 4 volantes, está mais para agência lotérica do que um time que precisava faz um gol para consegui a classificação. Lamentável a postura dos técnicos abdicam dos meias e atacantes.

Morte Anunciada
Ceará só descobriu que tinha que fazer um gol, depois que tomou um. Morte anunciada, Leo Gamalho, não tinha perdido nenhuma bola de cabeça para os zagueiros alvinegros, e ainda ficou sozinho, na única jogada que tinha o ASA, as bolas paradas.

Realidade
Agora é voltar à realidade do nosso futebol, campeonato cearense, briga de torcidas rivais, polêmicas na imprensa e tudo que parece que interresa aos nossos clubes. Já está no tempo de pensar grande, profissionalismo para fazer merecer as torcidas que continuam dando um show de bola nas bilheterias.

Coluna de  LEANDRO SOUSA - 25/02/2013
leandrosousacomenta@gmail.com
equipesupermetro@blogspot.com.br

Final da Copa do NordesteSemana passada falávamos do Imponderável futebol clube, hoje podemos falar que nos jogos de ida das semifinais da Copa do Nordeste, pelo menos por enquanto, a lógica ou o esperado está imperando, com todo respeito às equipes do ASA e do Campinense mas, pela trajetória, pelo histórico, pela tradição e principalmente pelas torcidas, tanto Ceará como Fortaleza são considerados os favoritos para estarem na grande final da competição.

Os jogos foram emocionantes, disputados até o último minuto dos acréscimos da arbitragem e como as previsões indicavam o Ceará conseguiu um grande resultado fora de casa pois estava perdendo por 2 a 1, conseguiu a virada o que daria uma grande vantagem para o jogo de volta diante de sua apaixonada torcida porém, o ASA mostrando sua força de vontade conseguiu empatar a partida deixando a decisão para o estádio Castelão. Na outra semifinal o Fortaleza mostrou um grande futebol, de encher os olhos do grande número de torcedores que estavam no estádio, conseguindo uma vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo e inexplicavelmente na etapa final o time não rendeu o esperado, não conseguiu ampliar o placar tomou um gol e no final do jogo ainda sofreu uma pressão do adversário.


O que dizer para os jogos de volta, será que o favoritismo do futebol cearense prevalecerá? Bom, depende do que apresentar em campo tanto Ceará como o Fortaleza; para a equipe alvinegra basta empatar em até 2 a 2, dentro de seus domínios, e a vaga para a final está garantida, cabe ao ASA buscar a vitória podendo ser pelo placar mínimo, ou seja, grande chance ao time cearense conseguir uma das vagas à grande final. Cabe ao time Tricolor do Pici, também um simples empate para a almejada final e ao Campinense que jogará com o mando de campo cabe buscar a vitória.


Teremos uma semana movimentada com a reapresentação dos times, treinamentos, especulações e grande ansiedade, depois desses resultados: em Arapiraca, ASA 3 Ceará 3 e na capital cearense, Fortaleza 2 Campinense 1. Vamos esperar que o imponderável não reapareça nos gramados e que teoricamente os times favoritos, os cearenses, possam fazer a  grande final da Copa do Nordeste mas, vamos torcer principalmente para que o grande futebol entre em campo nos próximos jogos.
 
Coluna do Didi Vieira
didivieira@hotmail.com.br
equipesupermetro.blogspot.com.br

 
                                               Futebol x Lógica

A copa do nordeste, tem seu regulamento nos moldes da copa do Brasil,  gol marcado na casa do adversário. Mas, o que se tem visto, mostra que este critério não tem dado classificação a quem conseguiu esta vantagem no primeiro confronto, muito pelo contrário, perderam classificações com resultados e regulamento a favor, dentro de seus domínios e torcida. Ceará e Fortaleza conseguiram suas classificações às semifinais sem as vantagens, e fora de casa. Agora tem a seu favor, os resultados. Todo o cuidado é pouco, não existe lógica em futebol.

Vica e os 2x0
Muitos torcedores do tricolor colocando a culpa em Vica pelo péssimo rendimento da equipe no 2º tempo. Placar de 2x0, continua sendo dor de cabeça ou boa vantagem para os técnicos?

Show de Bola
Equipesupermetro, deu mais um show de cobertura neste final de semana, aproveito para parabenizar as estréias de Gilardo Campos e Sérgio Sobreira e agradecer ao sempre colaborador Jones Cavalcante.

Errar é humano, permanecer é...
Técnico Ricardinho, mostrou ter boa leitura, consertou erros de improvisação escalada e reformulou equipe para o segundo tempo. Equipe rendeu bem melhor, conseguiu virada e quase sai com vantagem maior para partida de volta. Tem retorno de Eric e joão Marcos, ausência de Rafael Vaz.


Ah!, Ferrão
Empate entre os dois concorrentes diretos e o ferroviário desperdiçou,logo na reta final, grande oportunidade de assumir liderança. Torcedor coral na dúvida, será como antes? Nadar, nadar e morrer na praia. Derrota de 1x0 para o tigre. Giancarlo fez muita falta, volta contra o São Benedito, novo tropeço será fatal.

Festa no Interior
Secretário de Cultura e Esportes da cidade de Solonopole, Hudson Nogueira e o prefeito Webston Pinheiro, mostrando que quando se tem boa intenção e respeita os anseios do povo, o resultado é instantâneo. Reinauguração do estádio Agenorzão, devolve aos desportistas daquela cidade, a prática do esporte ainda é a mais saudável forma de vida. Resposta do povo, mais de mil pessoas naquela praça de esportes.

Mais Festa
Não poderia ser melhor, vitória do selecionado local por 1x0 sobre o masters do ceará,que contou com as presenças de Sergio Alves e Cia., transmissão e cobertura para todo o estado da equipe esportiva da rádio metropolitana AM 930 e reabertura do Agernozão para a população, bela festa, vitória maior para a gestão, que mostrou compromisso com o povo e o esporte.

Jogos de 180 minutos
Só lembrando aos técnicos de Ceará e Fortaleza, que sempre repetem esta frase em suas entrevistas, jogos são de 90 minutos e com 2 tempos de 45 minutos, então é bom fazer com que suas equipes joguem bem os 2 tempos de uma partida, depois pode ser tarde demais  e a vaca tem ido para o brejo.                                     

O Imponderável Futebol Clube

Coluna de  LEANDRO SOUSA - 18/02/2013
leandrosousacomenta@gmail.com
equipesupermetro@blogspot.com.br

Um final de semana de muitas emoções para os torcedores nordestinos, tivemos a definição dos semifinalistas da Copa do Nordeste. Sábado dia 16 de fevereiro Asa de Arapiraca e Campinense da cidade de Campina Grande garantiram suas vagas ao vencer o ABC pelo placar de 2 a 1 dentro do Frasquerão em Natal no caso do Asa e o Campinense conseguiu a façanha de empatar por 2 a 2 dentro da Ilha do Retiro, desclassificando o todo poderoso Sport Recife um dos favoritos ao título da competição pelo elenco e pelas cifras que dispõe.
Os jogos de domingo foram de suma importância para os times cearenses e o imponderável novamente apareceu em campo, ou melhor nos campos. O Ceará que havia perdido a partida de ida por 2 a 0 dentro do estádio Presidente Vargas, conseguiu um resultado surpreendente ao derrotar o todo poderoso Vitória, outro favorito ao título, dentro do Barradão, pelo placar de 4 a 1, placar esse impensável até para o torcedor mais fanático do Alvinegro de Porangabussu. No jogo do Arruda, o Fortaleza mais uma vez foi melhor do que o time do Santa Cruz, o que já havia ocorrido no jogo do estádio Presidente Vargas, quando o Santa Cruz veio de forma bastante retrancada mas, sobre aproveitar as deficiências técnicas do time do Tricolor do Pici e empatou pelo placar de 3 a 3, porém,  no final o que ocorreu, o Fortaleza de forma heróica superando todas as dificuldades técnicas e táticas do elenco conseguiu uma sofrida vitória por 2 a 1 de virada.
O que esperar agora dos confrontos entre Ceará e Asa e Fortaleza e Campinense, nós não podemos prever, somente nos resta torcer pelo bom futebol e pelos nossos representantes, Ceará e Fortaleza, que ainda continuam vivos na competição em busca do título, e o que pensar de uma final entre Ceará e Fortaleza? O Imponderável Futebol Clube pode acontecer.

Futebol e Carnaval ou Carnaval e Futebol

Coluna de  LEANDRO SOUSA - 11/02/2013
leandrosousacomenta@gmail.com
equipesupermetro@blogspot.com.br


Nesse período momino, aliás o que significa período momino? Segundo a enciclopédia online Wikipédia: Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.

Festa, animação, fantasias e descontração, mas, para os dois ditos grandes clubes cearenses, os clubes detentores das maiores torcidas do estado do Ceará, esse período foi de trabalho, visando os confrontos pelas quartas de finais da Copa do Nordeste quando Fortaleza e Ceará entram em campo para enfrentar respectivamente Santa Cruz e Vitória.

O Fortaleza Esporte Clube que joga quarta feira às 21h15, horário local, no Estádio Presidente Vargas, contra o Santa Cruz, treinou intensamente nesse período de carnaval, inclusive com um coletivo realizado no domingo pela amanhã, ocasião que o técnico Viça aproveitou para esboçar o que poderá ser o time titular que entrará em campo. O time contou com duas mudanças, já esperadas visto que Alex Maranhão contundido e Jaílson suspenso pela expulsão no jogo contra o Confiança não poderão jogar, Jackson Caucaia entra no meio campo e Júlio Madureira formou o ataque ao lado de Assisinho. O time Tricolor do Pici ainda tem movimentação na segunda e terça de carnaval nos dois períodos e os jogadores relacionados já iniciam a concentração para o jogo de quarta feira de cinzas na terça feira mesmo após os treinamentos.

O Alvinegro de Porangabuçu também conta com um movimentado período Momino, porém, a comissão técnica decidiu dar um dia de descanso para o elenco alvinegro, que está se preparando para o duelo diante do Vitória, jogo que será realizado na quinta feira, às 21h15, horário local, também no estádio Presidente Vargas. No domingo de carnaval todo o elenco e os integrantes da comissão técnica estarão de folga e poderão aproveitar os festejos sem perder o foco nas quartas de finais da Copa do Nordeste. Segunda todos voltam aos trabalhos e seguem treinando normalmente ainda na terça e quarta feira de cinzas quando os escolhidos para o jogo entram em regime de concentração.

O torcedor quer seja do Ceará ou do Fortaleza, pode notar o empenho dos clubes na preparação para estes jogos de extrema importância, esperamos contar com grande público nos dois jogos para que a torcida consiga fazer a sua parte e incentivar seu time de coração, pois com uma grande jornada em seus domínios nossos representantes na Copa podem fazer um jogo digamos mais tranqüilo com relação ao resultado visto que terão pela frente tradicionais equipes do futebol nordestino e com torcidas tão apaixonadas como a nossa. Com isso conclamamos! Todos ao Estádio Presidente Vargas, nosso conhecido PV, para na quarta feira de cinzas às 21h15 apoiar o Tricolor de Aço do Pici e na quinta feira nosso Alvinegro de Porangabuçu, também às 21h15.
       


Coluna de  DIDI VIEIRA - 07/02/2013
didivieira@hotmail.com.br
equipesupermetro@blogspot.com.br

AGORA VAI
Terminada a 1ª fase, os "grandes" ainda não mostraram um bom futebol. Agora vamos a 2ª fase, mata-mata, esperar por melhores espetáculos. Os cearenses, classificados, fazendo a  2ª partida fora.

BOLA PUNE, FUTEBOL ENSINA
Lição aprendida? Fortaleza venceu e venceu bem, nada de lembranças do jogo do oeste, só aprendizado. Agora é botar em prática e mostrar que a lição foi aprendida.

FUTEBOL É NO CAMPO
Bahia com elenco Superstar (para a competição) não mostrou futebol em campo. Problemas internos e falta de dinheiro. Futebol é dentro do campo. Torcedor não quer saber se o jogador está com pessoais, entrou no campo tem jogar, e bem.

POR POUCO
Ceará não jogou em Natal, não entrou em campo - não gíria do bole iro, parecia que os 3x0 sobre o Itabaiana, já tinha garantido a classificação da equipe, chegando ao ponto de se dar ao luxo de desperdiçar penalidades e oportunidades de ampliar o placar e melhorar o saldo de gols, e foi por este saldo que ele se classificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário